07 outubro 2010

Vivendo e aprendendo...

Monsanto e Penha Garcia são duas freguesias do concelho de Idanha-a-Nova (Beira Baixa).
Monsanto foi considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal. Dela disse Saramago, "Devemos entender o que há de pedra nas pessoas e descobrir o que das pessoas passou à pedra".
Penha Garcia, também chamada o presépio da Beira, está cheia de rochas estranhas, com vestígios fósseis do que ali viveu em épocas remotas. Vestígios esses, tão vivos e autênticos, como nunca tinha visto noutro lado.

Foto obtida aqui

Em ambas se fazem as marafonas, bonequinhas confeccionadas a partir de uma cruz, com trajes coloridos. Não têm olhos nem boca, para nada verem e poderem contar e estão associadas ao culto da fertilidade. Devem ser colocadas debaixo da cama dos recém casados.
Conta a dona da loja de artesanato e fazedora de marafonas que um dia lhe apareceu na loja uma mulher que não conseguia ter filhos, "Ai meu Deus que até me arrepio toda só de falar nisso!". Ao saber dos poderes da boneca, levou uma consigo. Passados quase dois anos, voltou lá, com um bebé num carrinho e dirigiu-se a ela, beijando-a e abraçando-a. A marafona cumprira a sua função.

Como se faz uma marafona de Monsanto?
Ver vídeo, aqui.

Fernanda Pedroso

Sem comentários:

Enviar um comentário