09 setembro 2010

Nascem dois pandas no Jardim Zoológico de Madrid


Muito longe, ainda, dos gigantes de peluche que conhecemos, são pequeninos, quase sem pêlo e têm o incrível peso de 150 gramas cada. Nasceram no dia 7 de Setembro (a foto foi tirada neste dia).
O Zoo de Madrid tem, agora, quatro pandas-gigantes: os recém-nascidos e os seus pais. O casal foi um presente do governo chinês para o rei Juan Carlos e a rainha Sofia, de Espanha, durante uma visita à China em 2007. Foi utilizada a técnica de inseminação artificial, pois, é extremamente difícil para os pandas em cativeiro de conceber naturalmente.
.
Características do panda-gigante
É originário da China e o seu habitat confina-se às zonas montanhosas do centro e sul.
O panda-gigante é um mamífero, com pelagem preta e branca, da família dos ursídeos, pesa entre 75 e 160 kg e tem uma longevidade de 34 anos (em cativeiro).
O seu jeito pacífico e bonachão fazem dele um dos animais mais queridos pela humanidade. Muito dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando extremamente irritado.
Alimenta-se quase exclusivamente de bambú, consumindo cerca de 40 kg por dia. Em cativeiro a sua dieta, além do bambú, inclui cana-de-açúcar, mingau de arroz, biscoito especial rico em fibras, cenoura, maçã e batata-doce.
A reprodução acontece na Primavera, quando os machos competem pela fêmea fértil. A gestação é, em média, de 135 dias. Normalmente nascem um ou dois filhotes. Devido à natureza frágil e delicada dos pandinhas, a mãe opta por criar um único filhote, abandonando o outro.
.
Conservação
A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade e a destruição do seu ambiente natural, colocam o panda sob ameaça de extinção. O número de pandas-gigantes selvagens na China está estimado em 1596.
A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, considera, desde 1996, o panda-gigante sob a ameaça de extinção na natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário