08 setembro 2010

Início do ano escolar 2010/2011

"Com foguetes, arraial e banda de música", começa hoje o ano lectivo para um milhão e meio de alunos. Certamente vão haver inaugurações.
Começam, também, a ser entregues hoje os substitutos do Magalhães, o MG2. Substitutos porquê? No que é que são diferentes dos anteriores? Na forma? Na cor? No preço? No modo como funcionam? Nas potencialidades?
Há 250 mil para distribuir. Mas deve questionar-se: alguém fez o balanço de como correram as coisas no ano lectivo passado? O uso do Magalhães no 1º ciclo foi positivo ou negativo?
Na rua onde moramos, perto da qual existe um bairro social, os miúdos vêm brincar com o Magalhães, os quais servem para tudo um pouco: são arrastados em cima dos muros, como se fossem carrinhos; servem como arma para pequenas batalhas, "eu dou-te com o meu magalhães e tu respondes com o teu, ganha o que bater com mais força"; ou, até, vários Magalhães em cima uns dos outros a servirem de banquinho para alguém se sentar. A imaginação das crianças não tem limites! Só não sabemos se ainda funcionam como computadores!

Devolução de 2,4 milhões de euros à UE?!!!
Noticiou-se hoje, também, que Portugal terá que devolver à União Europeia 2,4 milhões de euros, que constituíam um fundo de globalização para medidas de combate ao desemprego, que não foram aplicados para essa finalidade. Será que um país com 600 mil desempregados não tem ideias para utilizar este dinheiro e assim minimizar o drama de quem está desempregado?

Fernanda Pedroso

Sem comentários:

Enviar um comentário