12 agosto 2010

"Época de fogos" ou abandono da floresta? Os bombeiros, certamente, sabem a resposta!

Segundo um estudo recentemente divulgado, os bombeiros são os profissionais em quem os portugueses mais confiam. Pudera! Quando acontece desgraça, é só com eles que podem contar!
No dicionário, bombeiro voluntário, é o que pertence a uma corporação com a obrigação de acudir a incêndios ou acidentes, unicamente por filantropia.
Em Portugal, o bombeiro é pau para toda a obra: apaga fogos, salva pessoas das águas, transporta doentes para o hospital, faz partos em ambulâncias, desencarcera automobilistas feridos, ajuda feridos, tira vítimas de escombros, etc., etc., etc.
Esta semana, ouvimo-los reclamarem que trabalham 48 a 56 horas seguidas, sem dormir, descansar e comer o suficiente, sem tomar banho e sem que ninguém (as autoridades responsáveis?...) se preocupe com eles.
Onde está o civismo que se apregoa para os outros? Onde está o civismo, que se deseja que os professores incutam às crianças, na escola.
Parece que Portugal dá uso zero aos fundos para a Floresta, gastando-os noutras coisas. Parece!... Por isso, os bombeiros trabalham, muitas vezes, sem as condições de logística necessárias e suficientes. E têm de mendigar junto das populações dinheiro para comprar ambulâncias, veículos e outros equipamentos afins.
Ainda ontem ouvimos, na televisão, um engenheiro ambiental dizer que os grandes incêndios na Amazónia, na Rússia ou em Espanha, correspondem a cerca de 1% da área florestal de cada um desses países, enquanto em Portugal tais valores atingem já os 12%.
Este Verão, por causa da incúria dos responsáveis, já morreram três bombeiros.
Vivam os bombeiros voluntários!

Fernanda Pedroso

1 comentário: